15. Porque verão a Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h22

1. TEMPO DE ORAR | 5 min
2. TEMPO DE CANTAR | 5 min
3. TEMPO DA PALAVRA | 30 min


"...pois verão a Deus." (Mateus 5:8).

Introdução | Jesus está tratando o nosso caráter, purificando o nosso coração. Tirando a escuridão da nossa alma e mudando a nossa forma de enxergar o mundo (Mt 6:21-23). Agora, quando olhamos para a natureza, para o mar, para as estrelas, para o ser humano, quando olhamos para a criação, não conseguimos mais deixar de ver nela a marca de Deus (Sl 19:1). Não conseguimos mais deixar de ver Jesus em cada pessoa necessitada. De perceber na dor, no sofrimento, na angústia, o quanto precisamos do amor de Deus (Mt 25:40). Assim, como  não conseguimos mais deixar de ver em cada ato de desamor e divisão, seja nosso ou de nosso semelhante, a falta do agir do Espírito Santo de Deus no coração do homem. Os nossos olhos foram abertos, Jesus está nos transformando, nos santificando, nos preparando para estar na presença de Deus. A sua forma de olhar o mundo mudou após sua conversão?

Um coração verdadeiro | O puro de coração tem seus relacionamentos, seja com Deus ou com o próximo, baseados na verdade, na sinceridade e na transparência (1Pe 1:22). Um coração destituído de hipocrisia, genuíno, onde tudo está visível, e nada está escondido. Ele sabe que quem foge da verdade, foge de Deus. E fugir de Deus é sempre um caminho em direção ao inferno. Ele recebeu a verdade de Deus, e sabe que a verdade recheada de amor, sempre trará libertação. O seu coração é movido pela verdade. Toda a sua vida pública e particular é transparente. O íntimo de seu coração, incluindo pensamentos e motivações, é puro, sem mistura de nada que seja desonesto, dissimulado ou desprezível (Fp 4:8). Você ama a verdade?

Um mundo de máscara | Isso é totalmente contrário à nossa tendência natural de usar uma máscara e a representar um papel diferente, de acordo com cada ocasião. Isso é a essência da hipocrisia. Algumas pessoas tecem à sua volta uma teia tão grande de mentiras que já não conseguem separar o que é real do que é imaginação. Muitas vezes já nem se reconhecem mais em meio a tantos personagens, em meio a tanta encenação. Deus odeia os mentirosos (Pv 12:22). Podemos ser a mesma pessoa em todos os lugares?

Porque verão a Deus | Somente aqueles que buscam a santificação verão a Deus (Hb 12:14). O objetivo inteiro do cristianismo é nos levar a ver Deus, enxergar com os Seus olhos. Essa promessa é parcialmente cumprida ainda nesta terra. Fomos curados da cegueira do pecado. Nossa visão foi restaurada! Em certo sentido podemos ver Deus ainda neste mundo. O crente vê Deus na natureza, nos acontecimentos da história, em suas experiências pessoais. Pode sentir que Ele está próximo. Uma visão que, ainda que parcial, é possível aos olhos da fé. O crente vê Deus em Jesus. Jesus é a visão do Pai (Jo 14:9; 10:30). Contudo, no porvir, deixaremos de ver um reflexo obscuro e veremos a Deus face a face, em sua plenitude. O veremos como Ele é (1Co 13:12; 1Jo 3:2). Qual foi a área da sua vida que Deus mais transformou após a sua conversão?
 

A felicidade de viver sem máscaras | Felizes são aqueles cuja mente é limpa do mal, cujo caráter é aprovado, sem malícia e sem segundas intenções. Cujo coração é transparente e verdadeiro. Aqueles cujos corações não estão divididos, mas encontraram no Pai a razão única e plena de seu viver. Aqueles que, apesar de suas limitações, buscam na santidade o alvo de perfeição que é Cristo. Aqueles que lutam todos os dias contra sua carne, buscando através do Espírito Santo, serem pessoas melhores diante de Deus. Estes serão lavados com o sangue do Cordeiro e verão a Deus face a face.

A oração do puro de coração | Purifica-me Senhor! Tira do meu coração tudo aquilo que me afasta de Ti e preenche com a Tua presença. Me limpe, me transforme a cada dia para que eu possa viver para a Tua glória. Pai, que eu caminhe sempre fiel a Tua Verdade. Que a Tua vontade reine em minha vida. Me ajude a agir assim com meu semelhante. Que eu seja sincero, transparente, sem intenções ocultas com ele. Mas pai, que acima de tudo, eu possa revelar a ele a verdade sobre Ti. E juntos possamos buscar a Tua santidade! 

4. TEMPO DE COMPARTILHAR E ORAR | Ore pedindo a Deus que habite de forma profunda, plena e intensa em seu coração. Que Ele possa ter acesso a todas as áreas da sua vida a ponto de poder “limpá-las”. Que você possa enxergar o mundo com os olhos de amor de Deus. 
 

301 visualizações